Recente estudo do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) revela que alunos do 8.º ao 12.º anos, de 1700 escolas, têm dificuldades em articular conceitos, utilizar uma linguagem rigorosa, interpretar informação e resolver exercícios complexos.
Mas, então, que escola é esta que temos? E que escola queremos? | |
Num momento em que se debatem os maus resultados dos alunos nos exames, interessa discutir o assunto com clareza e sem preconceitos. Um especialista norte-americano em educação defendeu em Lisboa que os resultados dos estudantes dependem mais de terem bons professores do que do dinheiro gasto nas escolas. | |
A vida contemporânea está a produzir uma geração cuja força física diminuiu na última década.As crianças estão a ficar mais fracas, com menos massa muscular e revelam-se incapazes de corresponder a desafios físicos antes banais para as gerações anteriores. A conclusão é de um estudo científico recentemente tornado público na Inglaterra. | |
Provas nacionais da primeira fase separaram o trigo do joio. Quem não se preparou ou andava na corda bamba não conseguiu tirar positiva. Ouvidos vários professores estes avisam que é preciso corrigir hábitos de trabalho, sobretudo no Ensino Básico. Alunos e professores têm de ser mais responsabilizados. | |
Muitas das questões que se colocam em educação, como noutras áreas, independentemente da reflexão actual, solicitam algum enquadramento histórico que nos ajudem a melhor entender o quadro que temos no momento, escreve José Morgado, psicólogo e professor no ISPA, a propósito do fechamento das escolas. | |
O Conselho de Ministros, em reunião extraordinária, aprovou hoje [21.07.2011] a redacção final do já anunciado decreto-lei que revê a organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e que introduz provas finais no 6.º ano. | |
“Quando se encara a educação como uma das prioridades nacionais, vale a pena, refletir um pouco sobre o sentido da arte de ensinar, sobre o sortilégio do ato de aprender”, escreve Albano Estrela, professor catedrático jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. |
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