quinta-feira, 28 de julho de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 28 - 07 - 2011
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Organização Curricular do Ensino Básico para Ano Lectivo 2011/12



 Nossas 1 últimas Novidades
 NovidadeData
 1 - Organização Curricular do Ensino Básico
2011-07-25
 



 Nossas 7 mais recentes notícias
 1 - Alunos não conseguem descrever raciocínios e explicar estratégias
  Recente estudo do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) revela que alunos do 8.º ao 12.º anos, de 1700 escolas, têm dificuldades em articular conceitos, utilizar uma linguagem rigorosa, interpretar informação e resolver exercícios complexos.
Mas, então, que escola é esta que temos? E que escola queremos?
 2 - Sucesso dos alunos depende mais dos professores que do investimento
  Num momento em que se debatem os maus resultados dos alunos nos exames, interessa discutir o assunto com clareza e sem preconceitos. Um especialista norte-americano em educação defendeu em Lisboa que os resultados dos estudantes dependem mais de terem bons professores do que do dinheiro gasto nas escolas.
 3 - Crianças crescem mais fracas e a culpa é do… computador!
  A vida contemporânea está a produzir uma geração cuja força física diminuiu na última década.As crianças estão a ficar mais fracas, com menos massa muscular e revelam-se incapazes de corresponder a desafios físicos antes banais para as gerações anteriores. A conclusão é de um estudo científico recentemente tornado público na Inglaterra.
 4 - Exigência dos exames aumentou e os alunos não estavam preparados
  Provas nacionais da primeira fase separaram o trigo do joio. Quem não se preparou ou andava na corda bamba não conseguiu tirar positiva. Ouvidos vários professores estes avisam que é preciso corrigir hábitos de trabalho, sobretudo no Ensino Básico. Alunos e professores têm de ser mais responsabilizados.
 5 - O bem-estar educativo dos miúdos é demasiado importante
  Muitas das questões que se colocam em educação, como noutras áreas, independentemente da reflexão actual, solicitam algum enquadramento histórico que nos ajudem a melhor entender o quadro que temos no momento, escreve José Morgado, psicólogo e professor no ISPA, a propósito do fechamento das escolas.
 6 - Conselho de Ministros aprova alterações curriculares nos 2º e 3º ciclos
  O Conselho de Ministros, em reunião extraordinária, aprovou hoje [21.07.2011] a redacção final do já anunciado decreto-lei que revê a organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e que introduz provas finais no 6.º ano.
 7 - Estilos de Aprendizagem
  “Quando se encara a educação como uma das prioridades nacionais, vale a pena, refletir um pouco sobre o sentido da arte de ensinar, sobre o sortilégio do ato de aprender”, escreve Albano Estrela, professor catedrático jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

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