quinta-feira, 28 de julho de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 28 - 07 - 2011
Portal FERSAP

Organização Curricular do Ensino Básico para Ano Lectivo 2011/12



 Nossas 1 últimas Novidades
 NovidadeData
 1 - Organização Curricular do Ensino Básico
2011-07-25
 



 Nossas 7 mais recentes notícias
 1 - Alunos não conseguem descrever raciocínios e explicar estratégias
  Recente estudo do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) revela que alunos do 8.º ao 12.º anos, de 1700 escolas, têm dificuldades em articular conceitos, utilizar uma linguagem rigorosa, interpretar informação e resolver exercícios complexos.
Mas, então, que escola é esta que temos? E que escola queremos?
 2 - Sucesso dos alunos depende mais dos professores que do investimento
  Num momento em que se debatem os maus resultados dos alunos nos exames, interessa discutir o assunto com clareza e sem preconceitos. Um especialista norte-americano em educação defendeu em Lisboa que os resultados dos estudantes dependem mais de terem bons professores do que do dinheiro gasto nas escolas.
 3 - Crianças crescem mais fracas e a culpa é do… computador!
  A vida contemporânea está a produzir uma geração cuja força física diminuiu na última década.As crianças estão a ficar mais fracas, com menos massa muscular e revelam-se incapazes de corresponder a desafios físicos antes banais para as gerações anteriores. A conclusão é de um estudo científico recentemente tornado público na Inglaterra.
 4 - Exigência dos exames aumentou e os alunos não estavam preparados
  Provas nacionais da primeira fase separaram o trigo do joio. Quem não se preparou ou andava na corda bamba não conseguiu tirar positiva. Ouvidos vários professores estes avisam que é preciso corrigir hábitos de trabalho, sobretudo no Ensino Básico. Alunos e professores têm de ser mais responsabilizados.
 5 - O bem-estar educativo dos miúdos é demasiado importante
  Muitas das questões que se colocam em educação, como noutras áreas, independentemente da reflexão actual, solicitam algum enquadramento histórico que nos ajudem a melhor entender o quadro que temos no momento, escreve José Morgado, psicólogo e professor no ISPA, a propósito do fechamento das escolas.
 6 - Conselho de Ministros aprova alterações curriculares nos 2º e 3º ciclos
  O Conselho de Ministros, em reunião extraordinária, aprovou hoje [21.07.2011] a redacção final do já anunciado decreto-lei que revê a organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e que introduz provas finais no 6.º ano.
 7 - Estilos de Aprendizagem
  “Quando se encara a educação como uma das prioridades nacionais, vale a pena, refletir um pouco sobre o sentido da arte de ensinar, sobre o sortilégio do ato de aprender”, escreve Albano Estrela, professor catedrático jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 21 - 07 - 2011
Portal FERSAP



 Nossas 5 mais recentes notícias
 1 - Conselho de Ministros aprova alterações curriculares nos 2º e 3º ciclos
  O Conselho de Ministros, em reunião extraordinária, aprovou hoje [21.07.2011] a redacção final do já anunciado decreto-lei que revê a organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e que introduz provas finais no 6.º ano.
 2 - Estilos de Aprendizagem
  “Quando se encara a educação como uma das prioridades nacionais, vale a pena, refletir um pouco sobre o sentido da arte de ensinar, sobre o sortilégio do ato de aprender”, escreve Albano Estrela, professor catedrático jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
 3 - Estudo Acompanhado e Área de Projecto terminam no próximo ano lectivo
  O Estudo Acompanhado e a Área de Projecto vão ser suprimidos no 3º ciclo, já a partir do próximo ano lectivo, anunciou ontem o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática serão reforçadas, cada uma, com 45 minutos suplementares. FNE considera que reoganização curricular pode afetar qualidade do ensino.
 4 - Governo fecha 266 escolas
  O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anunciou, em conferência de imprensa realizada ontem, que vão fechar, "de imediato", 266 escolas do 1º ciclo com menos de 21 alunos. Explicou que a medida foi tomada "com o acordo das respectivas autarquias", adiantando que são escolas para as quais existem centros escolares prontos a receber os estudantes "em condições adequadas".
Leia também, no final desta notícia, ”As sete palavras-chave para Nuno Crato”.
 5 - Legislação publicada e Informações Gerais
  Divulgamos a legislação da área da Educação publicada no Diário da República, de 1 de Junho a 30 de Junho, assim como informações gerais úteis.

sábado, 16 de julho de 2011

Portal FERSAP Newsletter: 16 - 07 - 2011
Portal FERSAP



 Nossas 2 mais recentes notícias
 1 - Estudo Acompanhado e Área de Projecto terminam no próximo ano lectivo
  O Estudo Acompanhado e a Área de Projecto vão ser suprimidos no 3º ciclo, já a partir do próximo ano lectivo, anunciou ontem o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática serão reforçadas, cada uma, com 45 minutos suplementares. FNE considera que reoganização curricular pode afetar qualidade do ensino.
 2 - Governo fecha 266 escolas
  O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anunciou, em conferência de imprensa realizada ontem, que vão fechar, "de imediato", 266 escolas do 1º ciclo com menos de 21 alunos. Explicou que a medida foi tomada "com o acordo das respectivas autarquias", adiantando que são escolas para as quais existem centros escolares prontos a receber os estudantes "em condições adequadas".
Leia também, no final desta notícia, ”As sete palavras-chave para Nuno Crato”.

sábado, 2 de julho de 2011

 
 
2011-07-01
 
 Primeira alteração ao despacho 14460/2008 
   
 Foi publicado, em D.R. o Despacho nº 8683/2011, que procede à primeira alteração ao Despacho 14460/2008, que define as normas a observar no período de funcionamento dos estabelecimentos de ensino na oferta das actividades de enriquecimento curricular e de animação e de apoio à família. 
   
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2011-07-01
 
 63 ª edição dos Jogos Mundiais FISEC 
   
 É a terceira vez que Portugal tem a honra de receber os Jogos da FISEC. Lisboa foi anfitriã em 1999, o Algarve em 2009 e agora de novo de regresso a Lisboa à espera dos magníficos atletas que vão participar na 63 ª edição dos Jogos da FISEC em representação do desporto escolar dos seus próprios países. 
   
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NEWSLETTER Nº 549 
2011-07-01 

quinta-feira, 30 de junho de 2011

 
 
2011-06-30
 
 Calendário Escolar - 2011/2012 
   
 O Ministério da Educação e da Ciência publicou o calendário escolar para o ano de 2011-2012. As aulas terão início entre 8 e 15 de Setembro, e devem estar concluídas em todos os ciclos antes do período de exames e provas do final do ano. 
   
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NEWSLETTER Nº 548 
2011-06-30 
 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

l FERSAP Newsletter: 13 - 06 - 2011
Portal FERSAP

“O que é melhor para a escola, para os nossos meninos, é a criação de um espírito forte e de unidade entre toda a comunidade escolar”



 Nossas 1 últimas Novidades
 NovidadeData
 1 - Escola para Todos e o Papel dos Pais
2011-06-11
 
A questão de fundo da participação dos pais na vida da escola foi o tema que a FERSAP apresentou no III Encontro Escola, Família e Comunidade, que decorreu nos dias 3 e 4 de Junho em Sesimbra, realizado pelo Conselho Municipal de Educação deste Município.
Compreender as motivações dos pais e quais as suas expectativas quanto à escola, compreender que cada pai é uma pessoa e que cada pessoa tem características individuais que as distinguem, que condicionam ou motivam as suas acções e objectivos, foi o assunto que esteve na essência da intervenção



 Nossas 10 mais recentes notícias
 1 - Municípios querem refeições escolares nas férias de Natal e Páscoa
  Os municípios da área metropolitana de Lisboa querem que o programa das refeições escolares dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico seja alargado às férias do Natal e Páscoa. De referir que, segundo um estudo divulgado há uma semana, cerca de 40 por cento das crianças portuguesas vivem em "situação de pobreza".
 2 - O valentão da escola está com sono
  Os valentões da escola e as crianças que são perturbadores na sala de aula são duas vezes mais propensos a mostrar sinais de problemas do sono, em comparação com as crianças bem comportadas, mostra nova pesquisa, divulgada por Tara Parker-Pope, colunista do The New York Times, na edição de 2 de Junho de 2011, cuja edição on-line acabamos de ler e aqui reproduzimos para os visitantes do portal FERSAP. Transcrevemos, também, interessantes comentários dos leitores daquele jornal, a provar que a temática do bullying está muito atual nos Estados Unidos.
 3 - Educação deve ser personalizada e não baseada em ''manuais de instruções
  Atentas à procura dos pais por um “manual de instruções” para os filhos, as editoras publicam cada vez mais guias com soluções para educar, mas especialistas e educadores alertam que cada criança é única e a sua educação também. A propósito do Dia Mundial da Criança a LUSA ouviu editores e pediatras. Respostas muito interessantes.
 4 - Legislação publicada em Diário da República
  Legislação do Ministério da Educação publicada em Diário da República, de 26 de Abril a 31 de Maio, e Informações Gerais na área da Educação.
 5 - Estudo revela que adolescentes fumam para se integrarem
  De acordo com um trabalho de investigação realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), os adolescentes fumam com o intuito de melhorar o seu estatuto social junto dos colegas e apontam a pressão do grupo como uma das principais causas para começarem a fumar. Os jovens relacionam o acto de fumar com um desejo de emancipação, sendo que alguns adolescentes referem também a vontade de experimentar.
 6 - Filme de agressão de adolescentes reacende dores do bullying
  Vídeo de rapariga de 13 anos a ser agredida por duas adolescentes de 15 e 16 anos voltou a abrir feridas. Como enfrentar o bullying? Como reagir a tanta violência? Como explicar a passividade de quem observa? Como encarar o problema? E cyberbullying o que é?
Sabia também que na unidade de pedopsiquiatria do Hospital Garcia de Orta (Almada) são acompanhados mil doentes por ano?
Abordagens a estes temas e respostas em Leia Mais…
 7 - Ecstasy leva a perda da eficácia do cérebro
  Aqui fica o sério aviso para aqueles que julgam que há drogas inofensivas: Um estudo foi publicado na revista “Neuropsychopharmacology” permitiu verificar que o consumo de ecstasy está associado a uma perda de eficácia do cérebro, o que significa que processar a informação ou executar uma tarefa envolve mais energia deste órgão, resultando numa activação aumentada ou hiper-excitabilidade do cérebro, o que indica uma perda de eficácia deste órgão, o que pode passar a ser duradoura ou mesmo permanente.
 8 - Facilitismo em teste intermédio do 9.º ano
  Acusações de facilitismo no ensino público multiplicaram-se devido às perguntas elementares do teste intermédio de Físico-Química do 9º ano, elaborado pelo Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE ) do Ministério da Educação. Numa delas, são enunciados todos os planetas do sistema solar e depois pergunta-se aos alunos quantos são…
 9 - Mães depois dos 35 anos
  Os últimos números do Plano Nacional de Saúde mostram que as mulheres têm filhos cada vez mais tarde. O objectivo era inverter a tendência. A taxa de nascimentos em mulheres com mais de 35 anos aumentou em todas as regiões de Portugal Continental. São muitas as mulheres que escolhem adiar a maternidade, já que desejam estabilidade financeira (e emocional) para educar as crianças com conforto.
 10 - Turmas menores pode melhorar aprendizagem
  Reduzir o número de alunos nas salas de aula melhora a aprendizagem, concluiu-se no Brasil. O que sempre tem sido debatido e defendido por professores brasileiros acaba de ganhar um reforço. A pesquisa “Caminhos para melhorar o aprendizado”, promovida pelo Instituto Ayrton Senna e o movimento Todos Pela Educação, reitera a importância de diminuir a quantidade de estudantes na sala de aula. O estudo mostra que uma redução média de 30% do tamanho da turma nas escolas brasileiras pode aumentar até 44% a aprendizagem do aluno durante o ano letivo.

Documentos APEE Escola Secundária Dr. António Granjo